newsletter

Acompanhe nossas redes:

CHEGOU A PRIMAVERA

18/09/2013 13h07 - Atualizado em 18/09/2013 13h14

CHEGOU A PRIMAVERA

  A primavera, também chamada de “estação das flores” é a época mais bonita do ano. Acontece depois do inverno. No hemisfério sul, onde está o Brasil, a primavera vai de 22 de setembro até 21 de dezembro. É a época em que ocorre o florescimento de várias espécies de plantas, portanto, é um período em que a natureza fica bela e se renova, presenteando os seres humanos com um cenário de flores coloridas e perfumadas. A função desse florescimento é o início da época de reprodução de várias espécies vegetais, ou seja, o reinício do ciclo da natureza. E o período em que as temperaturas vão aos poucos aumentando, e em particular em nosso Estado as chuvas praticamente acabam, dando lugar aos dias ensolarados, mas não muito quentes. São os dias mais agradáveis e belos do ano.

Nessa época, ou seja, no final do inverno e começo da primavera comemora-se o dia da árvore: 21 de setembro.

   As árvores, principais personagens dessa tão bela época, desempenham um importante papel na dinâmica climática. Primeiro como sabemos as plantas em geral respiram gás carbônico (CO2) e transpiram oxigênio (O2), ou seja, sequestram o gás carbônico, que como sabemos em excesso aumenta a temperatura da terra, causando o chamado “aquecimento global” e fornece oxigênio que é utilizado pelos animais, inclusive o homem no processo de respiração. Possuem ainda grande importância na manutenção da estrutura do solo, pois as árvores amortecem o impacto das chuvas evitando com isso a erosão, sobretudo em áreas em declive. As árvores também facilitam a infiltração da água no solo, alimentando o lençol freático e refrescando o ar quando nas horas quentes do dia essa mesma água absorvida (uma árvore adulta chega a absorver 250 litros de água por dia)  evapora refrescando o ambiente. Uma parte dessa mesma água capturada volta na forma de chuva. As plantas também tem um importante papel na manutenção dos cursos de água em geral, protegendo-os com as matas ciliares (daí esse nome que remete aos cílios, que protegem nossos olhos), daí a importância de manter essa faixa de vegetação.

  No meio urbano as árvores além dos benefícios já citados, também quebram com o seu colorido a monotonia do “asfalto e concreto” e isolam uma parte da poluição sonora tão danosa aos nossos ouvidos e com suas sombras diminuem o calor tão intenso em nossas cidades.

  Além de todos os benefícios já citados as árvores presenteiam os seres humanos com um cenário de beleza com essa combinação de cores e aromas que só a natureza consegue nos presentear. Viva as árvores, viva a primavera e viva a natureza !!!    

 

 

 

 

 

LUCIANO BARBOSA DE CARVALHO

COORDENADOR DO SETOR DE AGROTERAPIA DA ADEFAL

Deixe Seu Comentário

R. Clementino do Monte, 312 - Farol, Maceió-AL

Informações: 82 2121-8686

2012 © ADEFAL. Todos os direitos reservados. Proibido reprodução não autorizada.