newsletter

Acompanhe nossas redes:

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

06/12/2013 12h07 - Atualizado em 06/12/2013 12h08

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Apesar das controvérsias existentes acreditamos que as mudanças climáticas estão ocorrendo, principalmente pela ação direta do homem, que entre outras agressões polui a atmosfera terrestre com a queima dos combustíveis fósseis. Esses poluentes são em sua maioria compostos de carbono e enxofre, gases estes que aumentam a temperatura média da terra que gira em torno de 14 a 15 graus centígrados (ºC) provocando o chamado “aquecimento global”, causando: mudança no regime de chuvas, derretimento de geleiras, aumento do nível dos mares, extinção de espécies, desertificação de áreas agricultáveis, entre outros males. Enfim mudando toda a dinâmica climática em nosso planeta.

Apesar desse cenário de catástrofe muito podemos fazer para diminuir e ate evitar esse panorama apocalíptico. Em nosso cotidiano podemos diminuir ou até mesmo deixar em níveis aceitáveis o lançamento dos gases que provocam o “aquecimento global” e consequentemente as chamadas mudanças climáticas. O principal ato que todos nós podemos fazer é reavaliar o nosso consumo, pois se observarmos bem todos nós consumimos muito mais do que necessitamos, isso é muito bem observado pela imensa quantidade de lixo que geramos. Uma vez que todos diminuam o seu consumo desnecessário e consequentemente a quantidade de lixo gerado as indústrias gastarão menos energia e matéria prima e em consequência a quantidade de poluentes, pois mesmo na reciclagem gasta-se energia e matéria prima.

Além de racionalizar o nosso consumo, consumindo apenas o necessário há ainda pequenos atos que podemos fazer em nosso dia a dia:

- Não queimar madeira e lixo para não gerar gases poluentes;

- Fazer pequenos percursos sem usar automóveis, principalmente os movidos à gasolina e óleo diesel, que em sua queima geram uma grande quantidade de monóxido (CO) e dióxido de carbono (CO2) e compostos de enxofre;

- Economizar água;

- Economizar energia elétrica, principalmente em regiões que utilizam usinas termoelétricas;

- Colaborar na recuperação de áreas degradadas;

- Cultivar áreas verdes, plantando árvores e arbustos, que como sabemos respira gás carbônico (CO2);

- Prefira produtos biodegradáveis, evitando o uso de embalagens plásticas;

- Separar o lixo reciclável.

Portanto caro leitor esta em nossas mãos a preservação da vida em nosso planeta. Vamos racionalizar o uso dos recursos naturais para não racionar o consumo.

Estamos chegando a mais um final de ano, mais uma jornada vencida em nossa existência terrena, com vitórias, derrotas, alegrias e tristezas. Vamos encarar as derrotas e tristezas como lições para mostrar o quanto somos pequenos diante da natureza, e as vitórias como incentivo para mantermos a alegria de viver, essa grande dádiva dada por Deus.

 

Boas festas, feliz natal e um ano novo de grandes realizações.

 

 

LUCIANO BARBOSA DE CARVALHO

COORDENADOR DO SETOR DE AGROTERAPIA

 

Deixe Seu Comentário

R. Clementino do Monte, 312 - Farol, Maceió-AL

Informações: 82 2121-8686

2012 © ADEFAL. Todos os direitos reservados. Proibido reprodução não autorizada.